sexta-feira, 3 de agosto de 2012

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B Ano Sacerdotal


AGOSTO – MÊS DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES.
Motivação (saudações)
       Nesta caminhada do Tempo Comum podemos sentir a espiritualidade de que brota dos sinais de Jesus, vivendo de forma significativa a Páscoa de cada domingo.
       Deixemos que Jesus, o verdadeiro pão descido do céu, nos transforme e nos conduza no caminho que nos leve a santidade.
       Iniciando o mês vocacional, rezemos pelo nosso bispo, presbíteros e diáconos, para que sejam homens santos e que nos conduzam a uma vida com Cristo por meio de seus testemunhos.
       Confiantes nesse Deus que se faz alimento e que nos sacia, iniciemos nosso encontro celebrativo, cantando.
      
RITOS  INICIAIS
- Canto e Procissão de Entrada
- Saudação e acolhida do Presidente
Em nome do Pai...
Irmãos e irmãs, o Senhor não despreza o clamor daqueles que o buscam! Que o Deus, que dá constância e conforto, vos dê a graça da harmonia e da concórdia, na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e na comunhão do Espírito Santo. 
Bendito seja Deus...

- Ato Penitencial – REZADO
Nem sempre vivenciamos a comunhão em nossa vida cristã. Muitas vezes seguimos o egoísmo de nosso coração e não geramos fraternidade em nossas relações. Com sinceridade e transparência, peçamos perdão.
Senhor, que sois a fonte de todo amor e que nos chamas a viver a perfeição, perdoa as vezes que nos deixamos corromper pelas paixões enganosas e não nos revestimos do homem novo; tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
+ Cristo, que sois o Pão vivo descido do céu, e que dizes “quem vem a mim nunca mais terá fome nem sede”, perdoa pelas vezes que insistimos em continuar vazios em nosso egoísmo e com isso nos afastamos do verdadeiro alimento; tende piedade de nós!
Cristo tende piedade de nós! 
+ Senhor, que sois a  fonte da verdadeira misericórdia e que nos chamas a viver a justiça e a solidariedade, perdoa as nossas murmurações e infidelidades; tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Deus todo-poderoso...


HINO DE LOUVOR
O presidente faz o convite para o canto de louvor.

ORAÇÃO COLETA

LITURGIA DA PALAVRA
O Senhor alimentou o povo de Israel no deserto, com o pão que enviou do céu. O apóstolo pede que despojemos do homem velho e revistamos do homem novo em Cristo. Jesus anuncia que é o verdadeiro Pão descido do céu, por que não será alimento apenas para o corpo, mas para o espírito e para a salvação eterna.

1a leitura ( Ex 16, 2 – 4 . 12 – 15)

Salmo Responsorial 77 

2a leitura (Ef 4, 20 – 24)

Evangelho

·        Aclamação ao Evangelho
·        Evangelho (João 6, 24 – 35)  
·        Homilia
·        Profissão de fé

Oração dos fiéis
É a Igreja que celebra a Eucaristia, mas é a Eucaristia que reúne e constrói a Igreja. Digamos a cada prece: POR VOSSA MISERICÓRDIA, ESCUTAI-NOS, SENHOR!
1- SUPLIQUEMOS PELA IGREJA, que o Papa, os bispos, o clero, os religiosos e leigos possam ser sinais visíveis de unidade e que correspondam através do testemunho aquilo que Jesus realizou e os escolheu a realizar, rezemos.



2-  Senhor, que sois o Deus da compaixão, vos pedimos por todos os que governam os povos, que sejam homens e mulheres capazes de criar leis de igualdade,de solidariedade e de compromissos com a humanidade, rezemos.
3-   Senhor, que sois o Deus que chama à renúncia, vos pedimos pela nossa diocese, paróquias e comunidades, para que nos despojemos do homem velho e nos tornemos em Cristo homens e mulheres capazes de anunciar o Reino de justiça e paz, rezemos.
4- Senhor, hoje iniciamos o mês vocacional, vos pedimos por todos os vocacionados e vocacionadas no mundo inteiro, que possam descobrir em suas vidas o desejo profundo de servir amando, fazendo acontecer em nosso meio a verdadeira transformação cristã, rezemos.  
5- intenção da comunicar
Concedei, Senhor, que saciados à mesa da vossa palavra e confortados pelo pão da eucaristia, saibamos percorrer o caminho da vida com fidelidade e responsabilidade. Por Cristo nosso Senhor.

LITURGIA EUCARÍSTICA (sentados)
Na celebração eucarística, buscamos nos revestir do  homem novo, vencendo as dificuldades enganadoras do mundo que nos impedem de ir ao encontro de Jesus. canto de preparação das oferendas.
·        Oração sobre as oferendas
·        Prefácio do dia
·        Oração Eucarística V
RITO DA COMUNHÃO
·        Pai nosso
·        Oração pela paz
·        Comunhão
Alimentados pelo pão da palavra e da eucaristia, nos deixemos transformar,pois é Jesus que se doa como Pão descido do céu. Canto de comunhão.
·        Oração após a comunhão









RITO FINAL
  
·        Avisos da comunidade
·        Mensagem de envio
Encerrando a celebração de hoje, queremos ser a multidão a quem Jesus se dirige e anuncia a vida eterna. Para isso, precisamos aceitar suas propostas, libertando-nos do homem velho que existe em nós e nos tornando nova humanidade, refletindo a imagem de Deus, buscando e vivendo a santidade, com isso seremos, certamente, discípulos e missionários de Jesus, construtores da paz.
·        Canto final
·         Bênção Final

PRECES DA COMUNIDADE
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1- SUPLIQUEMOS PELA IGREJA, que o Papa, os bispos, o clero, os religiosos e leigos possam ser sinais visíveis de unidade e que correspondam através do testemunho aquilo que Jesus realizou e os escolheu a realizar, rezemos.

2-  Senhor, que sois o Deus da compaixão, vos pedimos por todos os que governam os povos, que sejam homens e mulheres capazes de criar leis de igualdade,de solidariedade e de compromissos com a humanidade, rezemos.

3-  Senhor, que sois o Deus que chama à renúncia, vos pedimos pela nossa diocese, paróquias e comunidades, para que nos despojemos do homem velho e nos tornemos em Cristo homens e mulheres capazes de anunciar o Reino de justiça e paz, rezemos.

4- Senhor, hoje iniciamos o mês vocacional, vos pedimos por todos os vocacionados e vocacionadas no mundo inteiro, que possam descobrir em suas vidas o desejo profundo de servir amando, fazendo acontecer em nosso meio a verdadeira transformação cristã, rezemos.  

Equipe de Liturgia da Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário