terça-feira, 28 de julho de 2015

O que é Ano Litúrgico?

Ano Litúrgico

Ano Litúrgico é a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo do ano. A cada ano, os cristãos revivem as etapas mais importantes da vida de nosso Senhor: seu nascimento, a morte, ressurreição, ascensão e o envio do Espírito Santo... No ano civil, somos orientados pelas estações (primavera, verão, outono, inverno) e pelas festas cívicas (carnaval, Tiradentes, Independência... ). No ano Litúrgico nossa caminhada de fé é marcada pelos movimentos fortes da vida do Senhor.

A expressão "Ano Litúrgico" começou a ser usada no século XIX, quando surgiu o Movimento Litúrgico. A liturgia foi coroada no Concílio Ecumênico Vaticano II, com a constituição "SACROSANCTUM CONCILIUM". O modo de como se organiza o Ano Litúrgico pode ser por tempos:

1. Tempo do Advento: 4 Domingos antes do natal;
2. Tempo do Natal: até o batismo do Senhor;
3. Tempo da Quaresma: 5 Domingos mais a Semana Santa;
4. Tempo Pascal: da Páscoa até Pentecostes;
5. Tempo Comum: 34 Domingos assim distribuídos - da festa do batismo do Senhor até o início da Quaresma; de Pentecostes até o 34º Domingo Comum.

Por isso, a cada Domingo que nos encontramos na Santa Missa Recebemos a Santidade de Cristo como fonte de graça, além de aprender a ser santo com Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário